Como o Scully nos ajudou a atingir 99 pontos no Lighthouse para uma plataforma B2C

Você já deve ter ouvido falar sobre JAMstack. Recentemente, a JAMstack se tornou extremamente popular entre desenvolvedores web por ser fácil de usar, flexível e ter ótima performance. Scully, um gerador de sites estáticos, leva a JAMstack para um próximo nível. A Valor Software adotou o Scully para que a plataforma de um cliente se tornasse rápida e conveniente de usar.

Com Scully diminuímos o tempo médio de carregamento das páginas e aumentamos a pontuação da plataforma no Lighthouse para 99-100. Além disso, utilizando o Google eCommerce Marketing, identificamos diversos pontos de melhoria no website e em aplicativos móveis, o que contribuiu para a melhorar a jornada do usuário.

Aprenda com a nossa experiência como você pode aumentar a performance e visibilidade do seu projeto usando Scully e Google Analytics. Além disso, vamos te ajudar a superar possíveis dificuldades com as integrações, afinal de contas, já estivemos lá :)

Quem são os contribuidores

Alexandr Pavlovskiy e Nikita Glukhi tornaram tudo isso possível. Agradecemos por serem ótimos companheiros de time e pela contribuição para o projeto.

Além disso, Dima Shekhovtsov merece um obrigado especial pela ideia e direcionamento técnico.

Background do projeto

O trabalho do nosso time no projeto era reconsiderar a plataforma B2C para uma empresa de jogos. Eles tinham uma landing page desatualizada e aplicativos móveis com baixa avaliação pelos usuários. Nossa missão era entender a situação atual do projeto e com isso trazer valor.

O cliente não tinha ideia do tempo de carregamento das páginas, performance, alocação de espaço, etc. E você pode facilmente adivinhar o que encontramos quando demos uma olhada por debaixo do capô: uma pilha de código legado. Nesse momento entendemos que algo novo, rápido e fácil de gerenciar precisava ser construído. É aí que entra o Scully.

O que é o Scully e como utilizá-lo

JAMstack se refere a JavaScript, APIs e Markup. Nesse tipo de arquitetura, o JavaScript é executado inteiramente no browser do cliente e fica responsável por todo o conteúdo dinâmico da página. APIs cobrem todo o processo realizado no servidor e Markup se refere a marcação.

Scully gera sites estáticos feitos em Angular, aqueles sem nenhum backend. Dessa forma, não é necessário realizar chamadas para APIs para buscar dados. Ao invés disso, colocamos todo o conteúdo diretamente em páginas no formato de dados e textos. Esse tutorialsobre Scully lhe mostrará tudo que você precisa para começar.

Alcance nota 100 no Lighthouse

Utilizamos o Lighthouse, uma ferramenta open source que mede a qualidade de páginas web do projeto. Você pode usar o Lighthouse em qualquer site e obter métricas como performance, acessibilidade, SEO e outras. Ao finalizar a medição, você recebe um relatório com sugestões de melhorias e, no final, seu único trabalho é implementá-las :-)

A pontuação do Lighthouse representa o resultado das métricas que a ferramenta coletou de websites reais. Consideramos a pontuação a performance geral do website: analisamos se o Scully foi capaz de ajudar, e como. E eu posso te falar que como Scully a pontuação do Lighthouse foi de 56 para 99-100. Esse indicador inclui performance, acessibilidade, SEO e boas práticas, como pode ver na imagem abaixo.

60b0d1d54875f90c19c209ea Eh8d9dD7OkG3ODiudMJ8UHZs2OmC87O3sYL3GsMQlcbPmGie0fNi uqTD3o05BoOmwbb DbUBxlKjfKUVq2e9FZw9AH UGHmk73U2wDWOMi3jLABRRX1UjfDqCtWBxzLXvNQx79b

Melhor indexação no Google - Como localizar a empresa no topo

Se lembrarmos o básico da lógica de busca do Google, o estágio de crawling vem primeiro, descobrindo páginas e links públicos. Após essa etapa vem a indexação, quando o Google tenta entender do que se trata o website em termos de conteúdo, imagens, vídeo, etc, categorizando cada página e colocando-as no “armário correto” em um gigantesco index. Finalmente, temos as etapas de servir e rankear, quando o Google, em resposta a busca de um usuário, percorre esse index buscando as respostas mais apropriadas.

Aplicações Angular são renderizadas em tempo de execução, por isso os robôs do Google demoram mais tempo para reconhecer o conteúdo delas uma vez que o JavaScript da página precisa ser executado antes que qualquer conteúdo exista. Scully pré-renderiza cada rota da aplicação, gerando versões estáticas das páginas, facilitando o trabalho dos robôs. Isso nos ajudou a melhorar a indexação e visibilidade da plataforma. Aprenda mais sobre otimização de SEO com o Scully com esse artigo da Academind.

Reduzindo o tamanho do CSS com Tailwind

Para remover todo o CSS que não precisamos durante o processo de publicação para produção, utilizamos o Tailwind CSS, um framework CSS que, em primeiro lugar, permite estilizar sua aplicação facilmente. Além disso, ele também nos ajuda a remover estilos não utilizados e reduzir o tamanho da aplicação, o que era o mais importante no nosso caso.

Como os próprios criadores do Tailwind dizem, quando removido os estilos não utilizados, você nunca termina com mais de 10kb de CSS comprimido. Leia mais sobre o framework e o que ele é capaz de fazer: Optmizing for Production Material by Tailwind.

Crescimento da base de usuários e engajamento

O lançamento da versão Alpha da plataforma criada com Scully atraiu usuários para o produto. Por produto, me refiro a uma grande variedade de produtos para jogadores, como avatares e pets. Scully nos trouxe mais visitantes e compradores, além daqueles que já jogavam o jogo e conheciam a plataforma.

Outra parte da audiência veio por conta de toda essa otimização de seo. O conteúdo otimizado tornou a plataforma mais visível e ajudou novos usuários a encontrarem o site. Você pode ver o antes e depois na imagem abaixo (ignore a parte vermelha, ela mostra momentos após a publicação, onde não éramos capazes de rastrear as atividades dos usuários).

60b0d1d5b45c99179c4dad71 pjjkxhvVDowJElf ztEvzjnkmRdeziJG6VYbO Zr6mjvUxUgnOTH7GhDc tu7Hkh05N31S0L f6HMf5LJ9901a3 ff5oQmMGZYGqqsEfrQ3Ui3OfDIDFkt1EDC0BhTv5H1onWPRg

Como resultado, a partir do momento que lançamos a nova plataforma, as vendas duplicaram.

Integração do Google eCommerce Marketing

A parte de eCommerce do Google Analytics é, definitivamente, o que você precisa aplicar para obter dados de comportamento e preferências do usuário. Você também pode entender o público que compõe sua principal audiência, o que permite construir campanhas de marketing mais eficientes. O eCommerce te dá acesso a dados da audiência tais como sexo, idade e localização geográfica. A única coisa que você precisa se preocupar para obter esses dados são as Tags, você precisará gerenciá-las da forma correta na hora de configurar o Analytics. Os links abaixo te ajudarão a configurar suas tags:

Criamos a integração com o Google eCommerce Tracking, provendo aos nossos clientes todos os dados que precisam para planejar melhorias ao site e aplicativos mobiles. Um dos dados mais importantes que passamos a rastrear é o processo de checkout, desde o momento que o produto é colocado no carrinho de compras até o momento em que o usuário preenche as informações de pagamento e finalização da compra. Com isso, nossos clientes seriam capazes de identificar o que poderia estar impedindo um usuário de finalizar uma compra.

Google Analytics Tags e a sua aplicação Scully

Bem cedo no projeto, adicionamos um snippet de código para rastreamento diretamente no HTML da nossa plataforma (exatamente como descrito neste artigo da PPCexpo). Entretanto, quando implementamos o Scully e conectamos com o Google Analytics ao site, surgiu um conflito entre o Google Tag Manager e alguns pacotes HTTPS. Para resolver esse problema, criamos um plugin para construir essa conexão e adicioná-la sem nenhuma modificação:

import { registerPlugin, getMyConfig } from '@scullyio/scully';
export const GoogleAnalytics = 'googleAnalytics';
export const googleAnalyticsPlugin = async (html: string): Promise => {
    const googleAnalyticsConfig = getMyConfig(googleAnalyticsPlugin);
    if (!googleAnalyticsConfig || !googleAnalyticsConfig['globalSiteTag']) {
        throw new Error('googleAnalytics plugin missing Global Site Tag');
    }
    const siteTag: string = googleAnalyticsConfig['globalSiteTag']; // your gtmTagId
    const googleAnalyticsScript = `
        // your GA script code here
    `;
    return html.replace(/<\/head/i, `${googleAnalyticsScript} [];
    registerPlugin('postProcessByHtml', GoogleAnalytics, googleAnalyticsPlugin, validator);

Utilize estas instruções para implementar o Google Tag Manager no seu site. Lá você encontrará o seguinte pedaço de código:

60bf4e6e2cdce6412d434a78 Screenshot%202021 06 08%20at%2013.58.26

E esse artigo te mostrará como obter seu Google Tag Manager ID.

É aqui que você deve colocar o plugin

O arquivo de configuração do Scully é gerado automaticamente no momento que o conectamos à nossa aplicação Angular. O arquivo fica localizado no root da aplicação, junto do arquivo package.json. Claro, o arquivo gerado é o default, então ainda existem algumas customizações que precisamos fazer. Esse guia sobre plugins no Scully dá uma boa ideia sobre customização de plugins.

60b0d1d51c5fb97963e98cc3 2a4JxNNsn40mrnC1FODeMj6l1fsgYR2oCnVhykr7yvcjcZBmfMtmY3I yFsuobT3RGRW17sQyEg2iIbhSVGs3RRhbyywxzM30dSuEBSCJ8jFRhBGgMTsnsOr6SfF0r6I9pi FIVu

Sumário

Essa mudança para a JAMstack e Scully nos deu tremendos benefícios, nem nós mesmos e nem o cliente esperávamos por isso. A melhora na indexação do Google foi uma verdadeira surpresa, por exemplo.

Do meu ponto de vista, o principal ganho desse projeto foi a transparência. Com uma estrutura e com a interação do frontend com o backend sendo tão claras, você é capaz de saber exatamente o que está acontecendo no seu site, permitindo reagir rapidamente a qualquer complexidade que apareça.

Claro, ainda temos muito trabalho a fazer, mas temos ótimas expectativas. Estamos planejando melhorar ainda mais o rastreamento de usuários a partir de indicadores do Google eCommerce Marketing, dando aos nossos clientes ainda mais dados para tomar decisões de negócios. Além disso, já estamos trabalhando em aplicativos móveis para melhorar o engajamento dos usuários ainda mais!

Nesse artigo, compartilhamos nossa experiência e primeiras impressões sobre o Scully. Espero que tenha achado útil e, por favor, não hesite em nos dar feedback, conselhos ou contatar a Valor Software para impulsionar seu negócio!

More Articles
WorkflowValor Labs Inc.8 The Green, Suite 300 Dover DE 19901© 2024, Valor Software All Rights ReservedPrivacy Policy